segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PRIVATIZAÇÃO SEM PEDÁGIO!?

A privatização sem pedágio que o Estado vai criar na BR-232, por sugestão do consórcio Odebrecht, Queiroz Galvão e Invepar, é inédita no Brasil, embora já exista em outros países. Como a ausência de pedágio não quer dizer serviço grátis, quando a consulta pública começar, na próxima segunda-feira, o importante será comparar riscos financeiros e benefícios do projeto.


O contrato será de 25 anos, uma parceria público-privada (PPP) do tipo concessão administrativa, com pagamento 100% em dinheiro público. Basicamente, a futura concessionária terá que recuperar e requalificar totalmente os 125 quilômetros da BR-232 entre Recife e Caruaru nos primeiros 2 anos e, no prazo restante, operar e manter a rodovia, além de prestar serviços como socorro mecânico, ambulâncias 24 horas e telefones de emergência na estrada.
O investimento será de R$ 495 milhões. Após os 2 primeiros anos de obras o Estado vai pagar R$ 8,9 milhões ao mês, R$ 2,456 bilhões no total.

Em nota, o governo diz ter buscado base na modelagem jurídica de experiências em Portugal e Inglaterra, “mas com variantes mais adequadas à realidade brasileira e evitando os problemas que ocorreram em algumas dessas concessões administrativas.”

Se liguem meu povo, acompanhe isso de perto.

Obs.; informaçoes do Jornal do Comercio-Pe, do jornalista Giovanni Sandes.

CHICA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário