sábado, 22 de junho de 2013

CONHEÇA O ATO-MEDICO

Em 2004, diversas categorias de saúde publica no Brasil entregaram mais de um milhão de assinaturas ao presidente do congresso, organizaram diversas manifestações, que reuniram mais de 50 mil pessoas em atos realizados contra o ATO-MÉDICO em diversas cidades e capitais brasileiras.
Naquele momento, profissionais e estudantes de 15 categorias da área de saúde conseguiram explicar a população e ao poder legislativo enormes  prejuízos que o projeto, conhecido como ATO-MÉDICO causaria a sociedade brasileira caso fosse aprovado impedindo o pleno exercício das demais profissões da área de saúde.
O texto aprovado pela câmara dos deputados em 21 de outubro de 2009, volta ao Senado Federal, mantem o mesmo vício de origem, que é colocarem risco o cuidado integral à saúde preconizando pela Constituição Federal, através do SUS, o qual se constitui como uma das grandes conquistas do povo brasileiro no processo de democratização do país. 
O PL pretende tornar privativo da classe médica todos os procedimentos de diagnóstico sobre doença, indicação de tratamento e a realização de procedimentos invasivos, e ainda a possibilidade de atestar as condições de saúde, desconsiderando a trajetória das demais profissões que constituem o cenário da saúde na ótica do SUS, igualmente , torna privativo do médico a chefia de serviço, indicando uma hierarquização que não corresponde aos princípios do trabalho multiprofissional que precisa ser constituída na saúde.
O PL coloca em evidencia o interesse corporativo por reserva de mercado. 
O projeto tem origem resolução do Conselho Federal de medicina (n. 1.627/2001-CFM), cujo texto que "o campo de trabalho médico se tornou muito concorrido por agentes de outras profissões(...)" entre as justificativas que apresenta para a regulamentação da medicina.

                                                                                                      (conselho regional de psicologia)


Obs.: Nesta ultima quinta-feira (20/06/2013) foi votado o ato-médico na surdina, aproveitando que o povo brasileiro estava com sede de cidadania, cobrando seus direitos de cidadão brasileiro, que é lhe dado apenas em palavras e nada mais.
Pra Chica o ATO-MÉDICO é a própria hierarquia da saúde publica e fere a legislação do SUS, e o mais grave prejudica a saúde do povo brasileiro, ou seja é suja e ilegal! Meu VOTO É NÃO AO ATO-MÉDICO! PROTESTAREI junto ao povo brasileiro contra a tudo que estamos cansados de engolir! 

CHICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário